quarta-feira, 1 de maio de 2013

Orgulho e Preconceito (Pride and Prejudice)

Oiii, genteee!

O livro de hoje é 'Orgulho e Preconceito', um clássico da literatura mundial, especialmente inglesa, escrito por Jane Austen, uma das maiores escritoras de sua época e que continua enveredada nas salas de aula por todo o mundo.

A história foi originalmente lançada no ano de 1813 no Reino Unido, onde a autora nasceu, sob o título de Pride and Prejudice. Ela conta os acontecimentos cotidianos de uma família aristocrática no interior da Inglaterra no início do século XIX de uma maneira fidedigna e contagiante a ponto de você mergulhar na história e quase parecer que está lendo um livro de história.

A maneira que Jane Austen fala de seus personagens e das histórias deles é fascinante. Talvez você os ache superficiais, no entanto, depois você percebe que para o contexto da época seria impossível os personagens serem mais profundos, pois o comportamento das pessoas era esse. A autora é fiel a sua realidade, então não podemos esperar outra coisa.

O enredo está intimamente entrelaçado as percepções que Elizabeth Bennet - progatonista - tem do mundo em que ela vive, como a educação, a moral, a política, o matrimônio, tudo sempre relacionado ao modo que as mulheres se encaixam nele e como elas são tratadas e como ela acha que deveria ser. Nesse meio, há um pai preocupado, que é governado pela esposa, o senhor Darcy, que tem uma boa participação na história, e o Sr. Kingley, que é uma figura inusitada. Acho que é o que vale relatar. ;)

A minha versão de Orgulho e Preconceito é a bilíngue da editora Landmark e é perfeita, eu fiquei encantada com a disposição, pois numa mesma página nós podemos ler em inglês e em português, como preferirmos, e os trechos das páginas tem correspondência, então se você quiser ler em inglês e ficar com dúvida em uma palavra praticamente é só procurar a correspondente em português na mesma linha. Eu achei a ideia fantástica. Amo a minha versão.

Eu indico o livro pois ele me deu uma visão real de como funcionava a sociedade inglesa do início do século XIX e, assim, eu pude ter um vislumbre de como são as regras que ainda permanecem na mente da sociedade atual ou simplesmente de onde vinha a influência do mundo aristocrático daquela época. É muito interessante, você se sente um "historiador" pesquisando de maneira divertida.

Onde comprar:

Beijos e espero que aproveitem tanto quanto eu!

Nenhum comentário: