quarta-feira, 17 de abril de 2013

Curiosidades: Desvendando os "segredos" da aliança

Boa noite, guys!

Eu estava pensando no que escrever para vocês e durante o processo comecei a olhar algumas coisas na internet para ver se surgia alguma ideia interessante. Foi quando eu vi alguma coisa relativa a aliança ou anel e lembrei que certa vez eu havia pesquisado sobre a origem e tudo mais e tinha achado super interessante. Então, resolvi dividir esse conhecimento com vocês. Vamos lá!

A aliança é usada desde o tempo antigo por várias civilizações e já foi feita de vários materiais até ser fabricada como conhecemos hoje, sendo a mais comum a aliança de ouro e algumas vezes com a adição de pedras preciosas.

Surgiu no Egito antigo inspirado pelas formas de círculo que algumas plantas formavam e pensou-se que seria um excelente presente para se agraciar a noiva, já que o círculo simbolizava o interminável e o amor imortal. E eles escolheram o quarto dedo da mão esquerda (dedo anelar) para pôr a aliança, pois eles acreditavam que esse dedo tinha uma veia especial que possuía ligação direta com o coração.

Os romanos também utilizavam a aliança da mesma maneira que os egípcios, porém, com um significado mais ferrenho, pois o anel ofertado a mulher - que deveria usá-lo continuamente - representava a posse do marido sobre a mulher casada, que era vista como propriedade.

Sem entrar em mais detalhes sobre as antigas civilizações, chegamos a conclusão que deu origem a cultura tradicional do uso da aliança, a qual será esmiuçada a seguir.

A aliança é um símbolo de amor e união eterna entre duas pessoas que se amam incondicionalmente e que juram fidelidade, lealdade, amar, honrar, cuidar e respeitar o ente amado por meio de compromisso firmado perante Deus e os convidados (para os religiosos) ou perante o juiz (para os civilistas), com a assinatura de um contrato.

Esse casal que antes eram dois corpos distintos no dia da aliança se tornam uma única carne e utilizam desde então o anel (aliança) no dedo anelar esquerdo como prova de amor eterno e vida compartilhada, ainda seguindo a crença (não apoiada pela ciência) de que a partir desse dedo conseguisse chegar até o coração do companheiro por meio da "veia do amor" (vena amoris), tornando a ligação do amor ainda mais forte e direta.

Ainda numa definição mais simples, a aliança é utilizada para simbolizar o enlace matrimonial e é em formato de círculo porque esta é uma forma sem começo nem fim, é infinita, representando a eternidade da união. 

Então é isso e até a próxima!

Beijos!

Nenhum comentário: