segunda-feira, 13 de maio de 2013

Curiosidades sobre os livros: Existe diferença entre eles?

Ooooi, guys!

Outro dia uma coisa estava me perturbando, eu vejo livros feitos de vários materiais e confeccionados de maneiras diferentes. Uns com capa dura, outros com capa mole, uns com orelha, outros sem, e daí em diante. E eu imaginava que tinha denominações diferentes para cada um deles ou não, e continuava querendo saber.

Bom, de fato, isso não me incomodava tanto até o dia em que eu estava vendo um canal no you tube sobre livros, resenhas, opiniões, etc e a pessoa mencionou o nome de uma versão bem bonita de um livro e fez a comparação com o mesmo livro, porém pela editora nacional. Nesse momento, eu fiquei louca e comecei a pesquisar desesperadamente.

E eis que quando eu já estava quase sem esperança encontrei algumas definições e as adaptei, aos meus moldes, para os seguintes termos, em inglês, em relação a diferentes confecções de livros.

Hardcover: é o livro mais legal de todos. É aquele livro que tem "duas capas", uma de papel (mole) removível, que normalmente é bem bonita/enfeitada e é a que possui "orelha", e outra dura/rígida, a qual realmente protege o livro, parece couro liso, sem qualquer desenho, e geralmente tem o nome da obra em baixo relevo feito em letra dourada na lombada.


Hardback: é um livro bem bonito também, pois sua capa é dura e definitiva, não possui a capa "mole" removível como o hardcover e, por isso, a capa não é lisa ou possui letras douradas na lombada, sendo a capa igual a que seria removível e não possui aba (orelha).


Paperback: é parecido com o nosso velho conhecido das editoras brasileiras, porém sem abas e, por isso, é o nosso 'versão econômica'. É aquele livro de capa mole, no entanto, resistente e suas páginas tem qualidade inferior aos anteriores, sendo mais finas.


Mass Market Paperback: é bem conhecido no Brasil como 'versão de bolso' ou pocket, pois tem um tamanho menor que o livro normal, a capa é mole, a qualidade da folha é inferior, não tem aba, enfim, é bem simples.

E para ilustrar melhor o post, segue um vídeo da Giu Fernandes explicando o que é cada um desses livros e dando dicas de compras. É bem interessante, então vale a pena ser visto. Como eu não consegui pô-lo aqui, segue o link.

Fiz o post porque foi bem difícil sanar a minha curiosidade.
Espero que tenham gostado.
Beijos.

Nenhum comentário: