quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Minha viagem para a Europa

Eu embarquei em Natal em um voo da TAP aproximadamente às 00:30, talvez mais talvez menos, e o avião decolou pontualmente às 1:05 do dia 21 de janeiro de 2014, eu estava no aeroporto desde às 22:30 ou 22:40, pois eu tinha que fazer o chek-in antecipadamente no guichê da companhia para despachar a minha mala (era apenas uma).



A aeronave era realmente bem grande, quando entrei lembrei de um episódio de Friends, em que todos os personagens viajam para Londres, o avião tinha exatamente aquela dimensão, 2 corredores, 3 fileiras de cadeiras, a do centro acomodava 3 ou 4 poltronas (a certeza se dará no voo de volta, pois não me lembro) e as 2 fileiras da lateral acomodavam 2 poltronas cada.

Eu fiquei em uma fileira da lateral direita (para quem está dentro do avião), na poltrona do corredor, sentado ao meu lado estava um italiano de Milão, bem conversador e interessado em manter uma conversa, mas felizmente ele queria dormir, digo ‘felizmente’ porque eu estava com muito sono, afinal, eu estava acordada desde muito cedo da segunda-feira (dia 20 de janeiro) e queria dormir um pouco.

Para mim, uma das partes mais legais do voo foram as comidas, eu sempre acordava com a comissária de bordo quase me dando a comida, na verdade, na primeira vez, eu acordei com ela abaixando a minha bandeja e pondo a comida logo em seguida.

E a comida portuguesa é muito boa, o meu jantar estava incrivelmente gostoso, eu não tirei foto porque tive um pouco de vergonha, mas os pratos seguintes eu fotografei todos.

O jantar foi um banquete, era muita comida para uma pessoa só, eu não consegui comer tudo e antes mesmo que eu fosse para o segundo prato, o italiano me perguntou se podia ficar com os meus pãezinhos, como eu sabia que não ia aguentar, eu disse que sim e ainda ofereci a manteiga e o mel.

Eu não expliquei o que me foi oferecido, pois bem, primeiramente tinha uma marmitinha, que quando era aberta tinha uma carne guisada acompanhada de arroz branco e legumes feitos ao vapor (eu acho), que consistia em ervilha e cenoura. O segundo prato era uma salada de atum com verduras, o terceiro prato eram 2 pãezinhos em que se podia passar manteiga e mel, tudo em porções únicas, tinha também cream craker e mais alguma coisa, que eu não lembro, por último a sobremesa era um pudim.

Eu lembro de ter comido o que tinha na marmitinha, a salada, eu acho que eu comi algum pãozinho, porque eu acho que tinham 3 na minha refeição, e o pudim, as bolachas e os pães eram demais. Eu já estava muito bem alimentada e estava tudo delicioso!

E antes que chegássemos a Lisboa teve o café da manhã, que era um sanduíche, não lembro o sabor, era simples, porém gostoso. E todas as refeições eram acompanhadas de suco, água, chá ou café. Mas eu acho que se a pessoa pedisse todas as bebidas os comissários davam também. Eu acho que tinha refrigerante também, mas como não bebo, então não lembro se vi alguém tomando. E eu me lembro de ter visto garrafas de vinho no jantar, então eu acho que eles serviam para quem pedisse.

Café da manhã 

Eu cheguei a Lisboa às 7 horas e muitos minutos da manhã, horário de Natal, mas em Lisboa já passava das 10 horas da manhã. A minha conexão para Roma era às 14:10, se não me engano. Eu estava bem cansada, então fiquei em uma das cadeiras do aeroporto, na sala de embarque, descansando e esperando o tempo passar.

Para quem tiver dúvida sobre o controle da imigração, a polícia e tudo, eu passei por ela em Lisboa e foi bem tranquilo. Os portugueses, pelo menos no aeroporto e no avião, foram educados, então tudo transcorreu bem.

No voo para Roma teve almoço e foi bem tranquilo, o almoço deles foi um sanduíche, uma maçã verde em pedaços e um chocolate, mas era igualmente gostoso. Eu fiquei bem satisfeita com a culinária dos voos da TAP.
Almoço

E uma coisa muito legal que eu achei é que no voo de Natal para Lisboa todos os assentos estavam esperando o passageiro com um kit de cobertor e travesseiro mais fone de ouvido, caso quisesse assistir alguma coisa na televisão individual que cada poltrona tem. Infelizmente, a televisão da minha poltrona não estava funcionando, mas eu não me importei, pois eu dormi o voo praticamente inteiro.

O voo de Lisboa para Roma foi numa aeronave menor, mais parecida com as que temos no Brasil, apenas um corredor, com 3 poltronas em cada fileira, as cadeiras eram menos confortáveis que as da aeronave maior, mas eram mais confortáveis e espaçosas que as do Brasil.

Sala de embarque do aeroporto de Lisboa

Nesse último voo, não tínhamos o “kit de descanso” a disposição, mas se pedíssemos o comissário de bordo fornecia.

Eu cheguei ao aeroporto de Roma (Leonardo da Vinci) após as 18 horas e a minha bagagem eu só consegui recolher quase às 19 horas, demorou muito para que a bagagem fosse liberada.


Uhu!! Vamos comemorar!! Eu cheguei a Roma, mas não ao meu destino. E agora? Essas são cenas para o próximo capítulo.

6 comentários:

maria da luz neta disse...

Amei a iniciativa...parece q to junto. Kkkkk

Goretti Leao disse...

Maravilhoso. É assim que a vida começa a se discortinar para nós, o mundo deixa de ser as lindas fotos da internet e passa a ser parte dos nossos sentidos, tatos, emoções. Aproveite bem querida Egle e perceba como o seu mundo interior vai crescer com tudo isso. Estude muito, conheça pessoas, converse e observe o mundo a sua volta. E então vc verá que está irremediavelmente apaixonada por viajar mais, conhecer mais e expandir os horizontes. Abraços amiga

Ana Priscyla Lima disse...

Que legal, Egle! Sua viagem será inesquecível! Lembre-se de sorrir muito e fotografar tudo!

Egle Karoline disse...

Fico feliz que tenha gostado, Tia Neta! A intenção é exatamente essa, sentir como se estivesse participando de tudo. O mais próximo que a distância me permitir. :D


Obrigada, Goretti, por todos os votos e conselhos, eles são todos muito valiosos para mim. Vou fazer tudo o que você disse. Beijos.


Pode deixar, Pri! Eu vou fazer o possível para registrar tudo. E se você tiver instagram pode me acompanhar: @eglekaroline. Posto fotos quase sempre.

Paula disse...

Adorei o teu diário. Parecia q vc estava falando da minha primeira viagem com a TAP rs. Em 2008 viajei com a TAP (fortaleza-Lisboa -Genebra) uma viagem de intercâmbio tb... Minha vida mudou completamente depois dessa viagem. Sou ainda mais Feliz. No começo tudo é novidade e descoberta. Ficava fascinada com a diferença... Intercâmbio é tudo de bom. A única parte difícil foi a distância das pessoas q amo (e ainda é). Te desejo uma ótima temporada. Bjos

Egle Karoline disse...

Oi, Paula!
Muito legal você sentir essa proximidade!
Tudo é incrível mesmo!
Você ainda está fazendo intercâmbio?
E muita obrigada pelos votos!
Espero que você acompanhe a minha trajetória!
Beijos!