sexta-feira, 19 de setembro de 2014

5 dicas para sua primeira viagem internacional de avião




Oi, pessoal! Aqui é Ray novamente. Conversando com Egle sobre viagens percebemos que muitos detalhes passam despercebidos para os que viajam de avião pela primeira vez, principalmente se é uma viagem internacional. Você sabia que no avião é possível comprar alguns produtos ainda mais baratos que no free shop? E que não é econômico trocar dinheiro no aeroporto? A partir dessas questões, Egle me pediu para fazer um texto sobre algumas dicas para quem vai viajar para fora do país, mais precisamente pelos países que fazem parte do Mercosul.

A primeira dica: leve uma goma de mascar na bolsa de mão. Sério. Quando o avião está perto de pousar seus ouvidos vão sofrer um pouco (para saber o porquê clique aqui), mascar chiclete ajuda bastante a diminuir a sensação incômoda.

Segunda dica: Não troque dinheiro no aeroporto. Tente trocar em casas de câmbio da sua cidade. E para o caso de você viajar a Buenos Aires ou a Santiago, deixe para trocar no próprio lugar. A diferença é exorbitante. No aeroporto GRU (Guarulhos), troquei R$ 1,00 por $209 CLP (pesos chilenos), já na casa de câmbio, no mesmo dia, peguei $242 CLP. Só troque no aeroporto se você realmente não tiver outra opção.

Terceira dica: Fazer o check-in online é sempre uma boa ideia. Evita alguns estresses do aeroporto e longas filas.  Só tome cuidado para preencher seus dados corretos para evitar transtornos.

Quarta dica: Se você vai viajar para algum país que faz parte do Mercosul, esteja ciente de que precisará preencher um formulário com seus dados e sobre o que vai fazer no país. Esse papel vai ser carimbado ao você passar pela imigração (na chegada ao país) e você tem que guardá-lo, pois ele será necessário na volta. Não tenho certeza se ainda é esse valor, mas, ano passado, a taxa para quem perdia esse papel era de $100,00 USD (dólares).

Quinta dica: Se você vai viajar e já pensa nas compras do Duty Free, essa dica vale muito. Caso não tenha cartão internacional, leve dólares com você no avião, na ida ou na volta. Durante o voo, os comissários de bordo passam um tipo de free shop expresso, produtos com super descontos (você pode olhar as promoções do dia nos catálogos disponibilizados no avião). Fiquei impressionada com os preços, mas não sabia disso antes e nem tinha cartão internacional.


Poderia escrever muito mais sobre o que pesquisei, mas prefiro deixar alguns links que me ajudaram bastante durante o planejamento da viagem:





Essas dicas foram de acordo com minha experiência. Se você tem alguma dica preciosa para compartilhar, deixe seu comentário. Será bienvenido! 

Nenhum comentário: