quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Filmes Jogos Vorazes e Em Chamas

Pessoal, depois desse trailer maravilhoso que saiu na segunda-feira de A Esperança Parte 1 não tem como ficar calma. A ansiedade está grande e o coração está pulando.

Pensando nisso, eu resolvi indicar para vocês os dois primeiros filmes da série, os quais narram a história de Katniss e Peeta na disputa da Arena dos Jogos Vorazes. Seja para relembrar a história ou para quem nunca assistiu.

Google Images
A história dos dois filmes é bem intensa, muita coisa é posta em jogo, principalmente a vida, tendo em vista que a luta nesses jogos é pela vida. Os participantes devem morrer para que haja apenas um vencedor e os concorrentes são crianças. Imaginem crianças e adolescentes tendo que se matar para sobreviverem? 

O enredo é uma clara crítica ao sistema de controle, eu vejo como uma distopia do capitalismo, em especial dos Estados Unidos, afinal de contas, Panem (o país do filme) é um Estados Unidos do futuro depois de guerras e destruição (como sempre).

É muito interessante a maneira como o filme trata a resistência humana, a crueldade, a sede de controle, a corrupção, enfim, todas essas doenças da humanidade de uma maneira tão distópica e real ao mesmo tempo.

O primeiro filme se chama Jogos Vorazes - título também da coleção -, é onde conhecemos o sistema do país Panem, que é constituído por 12 distritos e uma Capital. Cada distrito se destaca por algum tipo de produção e a Capital apenas usufrui da riqueza. Todo ano acontece os Jogos Vorazes e todo ano 2 crianças ou adolescentes são sorteados para serem os representantes do seu distrito, um do sexo masculino e outro do feminino.

O segundo filme se chama Em Chamas, nesse filme Katniss e Peeta são campeões da última edição dos Jogos Vorazes, mas eles não contavam com o fato do ano seguinte ser o do aniversário de 75 anos da disputa e a cada 25 anos há uma edição especial dos Jogos. Isso significa que os campeões ainda vivos devem voltar para a Arena para uma nova disputa do Torneio. Cruel, não?

Beijos!

Nenhum comentário: