segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Algumas linhas sobre ilustração



Olá, pessoal. Meu nome é Chateaubriand Almeida e eu sou ilustrador, estou aqui a convite do “Segredos de Diário” para falar um pouco sobre a carreira de um profissional que trabalha com a criação de desenhos para alguns meios midiáticos. 

Eu costumo dizer que desenho é um tipo de habilidade usada em algumas profissões, sendo assim, arquitetos, engenheiros, designers, estilistas e outros, fazem uso desse tão milenar artifício. No entanto, vamos discorrer aqui sobre o que é de fato um ilustrador. 

De maneira burocrática, um ilustrador não é um prestador de serviços, tal qual uma série de outras profissões, mas ele na verdade é um autor, alguém com a sensibilidade de criar obras imagéticas a partir de sua própria percepção de mundo, gerando assim um produto de valor intelectual agregado. 
Mesmo executando projetos em conjunto com outros artistas ou profissionais, o ilustrador ainda assim receberá o mérito por sua autoria. 

O mercado de ilustrações é bastante vasto (isso não quer dizer que não seja extremamente competitivo), e ele carrega em si o complemento de ser consideravelmente diversificado, sendo assim, existem ilustradores que trabalham para o mercado editorial, para a publicidade, moda, pesquisas científicas, estúdios de design, indústria fonográfica, animação, quadrinhos, entre outros. 

Além das muitas áreas a se abordar, os ilustradores também variam muito em estilo, técnica e acima de tudo, temática de seus projetos. Existem desde os que trabalham com recursos mais tradicionais e manuais (como aquarela, pastel, guache...), até os que se amparam por suportes digitais fazendo uso de softwares específicos para pintura, desenho e até modelagem digital. 

O estilo também é algo extremamente importante a se ressaltar, é a identidade do autor. Um ilustrador pode até não ter uma face, ser um anônimo, alguém não identificável fisicamente, mas jamais poderá existir sem que possua um estilo. A maneira como traduz linhas, texturas, cores e temáticas trazem a ele um conjunto de particularidades tornando-o um profissional ímpar. 

Costumo dizer que ilustradores são, na verdade, a resposta de uma visão muito particular do mundo ao nosso redor, são pequenos aspiradores de pó que juntam e resumem a vida dentro de si e depois de alguns instantes ejetam alguma coisa compacta e completamente nova aos olhos de espectadores. 

É bem verdade que ainda estou engatinhando nesse ramo e sei que existe muito chão a ser percorrido. Durante os tempos que se seguirem, muito ainda será preciso testar e aprender e muito mais será dito acerca de processos, experiências e do próprio prazer do trabalho. Mas uma coisa acredito será imutável, os ilustradores sempre trabalharão para mostrar ao mundo o melhor que seus espíritos puderem expressar através de suas linhas, cores e sentimentos. 


Algumas ilustrações:







Portifólio:

Nenhum comentário: